terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Súplica Cearense

Oiee... Parece que realmente cumprirei a minha promessa de estar sempre presente atualizando o blog neh... hehe

Bem, a postagem de hoje é sobre a chuva.
Você deve tá se perguntando: Sobre a chuva Neto???
Eu logo respondo: É sim, caro amigo, sobre a chuva. Mais precisamente a chuva que cai sobre o meu Ceará.

Caso você não saiba eu sou muito bairrista¹.Amo o meu Brasil. Tenho muito Orgulho de ser Nordestino. E sou mais feliz ainda por ser Cearense.
Calma, eu sei que você tá se perguntando: E a chuva Neto?

Estamos chegando na temporada que mais chove no Ceará. De janeiro a Maio. Digamos que janeiro e fevereiro é a pré-temporada. E em março é que começa a chover "pra valer".
Perceba que "pra valer" está entre aspas, pois esse "pra valer" nem sempre é tão "pra valer" assim.

Janeiro é o mês que os "profetas" fazem as previsões de como serão as chuvas no Ceará. Profetas são os homens do campo, do sertão. Segundo esses profetas, esse ano teremos um bom inverno, muita chuva. Que coisa boa né? Que alegria pra essa gente que depende da chuva pra colher o que planta. Muitos agricultores já estão preparando a terra.

Mas a chuva que traz Esperança é a mesma chuva que traz medo. Isso mesmo. Com o início das chuvas o risco de dengue tende a aumentar. Os locais com estrutura precária tendem a sofrer com as chuvas.
Enquanto muitos agricultores rezam pedindo chuva, muitos moradores de áreas de risco pedem que não chova muito.

Sempre é a mesma coisa nessa época de chuva. Plantios brotando. Pessoas ficando desabrigadas... Enfim.
Nós só podemos é pedir a Deus pra que chova, mas que chova de mansinho...

Essa é a súplica do Cearense em forma de canção:


Súplica Cearense
Fagner
Composição: Gordurinha & Nelinho
Oh!
Deus, perdoe este pobre coitado Que de joelhos rezou um bocado Pedindo pra chuva
cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou E só por isso o sol se
arretirou Fazendo cair toda chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um
tiquinho Pedir pra chover, mas chover de mansinho Pra ver se nascia uma planta no
chão

Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe, Eu acho que a culpa
foi Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos
de água E ter-lhe pedido cheinho de mágoa Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno Desculpe eu pedir para acabar com o inferno Que sempre queimou o meu Ceará


Enfim... Só nos resta esperar pra ver o que vai acontecer.
Abraço!


¹Bairrista: defensor dos interesses da sua terra.

Nenhum comentário:

Game On Line - Guilherme de Sá